top of page

Resenha #29 - Eleanor & Park

  • Bárbara Gonçalves
  • 2 de mar. de 2015
  • 2 min de leitura

Título original: Eleanor & Park

Páginas: 328 Autora: Rainbow Rowell Editora: Novo Século Assunto: Romance

Eleanor & Park é um daqueles livros que você devora muito rápido e no final faz de tudo para que não acabe. Rainbow Rowell criou uma história sobre o primeiro amor sem se tornar um grande dramalhão clichê e meloso. Ao invés disso, o livro é engraçado, triste, lindo, e acima de tudo realista.


11039770_772505276158486_1766285821_n_edited.jpg

Eleanor e Park são dois adolescentes bem diferentes um do outro. Eleanor é ruiva e bem fora dos padrões com suas roupas estranhas que chamam atenção. Enquanto Park, descendente de coreano, é discreto, vive com seus fones de ouvido e faz de tudo para que ninguém implique com ele na escola. Os dois se encontram diariamente no ônibus escolar sem nem se olhar até que aos poucos, através de quadrinhos, se aproximam. Dali nasce um amor bastante inocente, sincero e bonito, porém o casal acaba tendo que enfrentar problemas familiares, provocações de amigos, suas próprias inseguranças e muito mais.


A linguagem é bem simples, como é típico de YA’s, o que deixa a leitura fluida e o fato dos capítulos serem bem curtos também acrescenta a essa fluidez. O livro é dividido no ponto de vista dos dois protagonistas, que vão se intercalando ao longo da história através de uma narrativa em terceira pessoa. Outro ponto que eu particularmente gostei muito é que o livro tem muitas referências geeks. Rowell explorou muito o mundo dos quadrinhos, com X-men, por exemplo, e da música, com The Cure.


11014769_772505242825156_635338114_n_edited.jpg

Os personagens secundários, na sua grande maioria, são bem desenvolvidos e contrastantes entre si. Como Steve e Tina, o casal “valetão da escola”; e a família de Park em comparação com a de Eleanor. Já as únicas amigas de Eleanor, DeNice e Beebi, são bem interessantes e poderiam ter sido mais exploradas. Vale ressaltar como a autora soube tratar bem e de forma realista os problemas familiares, porém isso pode chocar um pouco o leitor, principalmente quando se trata da situação de Eleanor.


11004662_772505249491822_2080233320_n_edited.jpg

O livro conseguiu me proporcionar um misto de emoções. A narrativa me carregou apreensiva do começo ao surpreendente desfecho. Mesmo com todas as minhas expectativas realizadas fiquei um pouco decepcionada com o final. Gostaria que tudo pudesse ter sido solucionado de outras formas ou mostrado mais coisas, mas continua sendo um livro muito bom com uma história a qual todos deveriam ler.


Ficou curioso? Então vai ler porque eu - super - indico. Depois vem aqui dizer o que achou e quem já leu deixa seu comentário se também concorda comigo... ou não.

 
 
 

Comments


bottom of page