top of page

Resenha #17 - Gossip Girl: As Delícias da Fofoca

  • Camila Rodrigues
  • 29 de nov. de 2014
  • 2 min de leitura

Título original: Gossip Girl Páginas: 256 Autor: Cecily von Ziegesar Editora: Galera Record Assunto: Romance


Gossip Girl foi a minha série favorita, não só minha, mas de milhares de fãs pelo mundo, me encantei por todos os personagens (Fã de carteirinha da Serena/Dan/Blair/Chuck. Julguem-me os Team Nate e etc.)


dsc047031_edited.jpg

Depois da primeira temporada resolvi arriscar e ler os livros, a primeira impressão de As delícias da Fofoca foi que não tem absolutamente nada a ver com a série, quem já assistiu Gossip Girl, sabe que apesar de fútil a série ainda contém vários momentos explorando as relações de afeto e carinho entre namoros, amizades e família, no livro não existe isso, é altamente fútil. Os personagens são estereotipados ao máximo, são de fato a burguesia americana que Ziegesar conseguiu descrever. Você provavelmente vai se pegar pensando, em algum momento: "Por que eu estou lendo isso?" Mas o fato é que o livro é como uma paródia dessa sociedade, a autora não poupa situações, diálogos e expressões para tornar a história tão bizarra que chega a ser engraçada, não tem como não rir dos personagens.


É de fato um enredo cheio de sarcasmo. Quando li, senti que ela estava tirando sarro dos personagens, o que me motivou muito a ler, pois os acontecimentos de Gossip Girl são inspirados na própria juventude de Cecily, vivida na escola de elite para garotas The Nightingale-Bamford School. Os protagonistas se baseiam nos amigos extremamente ricos do Upper East Side, ela atualmente mora no Brooklyn. A autora aborda alguns temas como bulimia e drogas, mas trata tudo de maneira normal, como se isso fosse a rotina dos jovens daquela cidade.


livro-gossip-girl-as-delicias-da-fofoca-volume-1-14778-MLB20090466200_052014-F_e

Apesar de várias coisas o enredo não mudou, Serena está de volta, por que ela sumiu? Por que ela voltou? O amor platônico de Dan por Serena (que no livro chega a ser doentio). O segredo de Serena e Nate. Blair loucamente apaixonada por Nate. Chuck sendo Chuck. Já Jenny é uma das personagens que tem mais contraste com a série, assim como Vanessa.

Mas vamos a sipnose,

Serena Van der Woodsen desapareceu e voltou a cidade, foi expulsa do internato, e não faltam fofocas sobre o que aconteceu com ela durante sua ausência. Blair era sua melhor amiga antes do seu "desaparecimento" de NY, com a volta dela, Blair não consegue perdoá-la por ter ido embora sem explicações, enquanto isso Nate Archibald (namorado da Blair) fica completamente confuso com a chegada de Serena, mas por quê?

Do outro lado existe o Dan humprey, garoto tímido, intelectual que é apaixonado platonicamente pela Serena (se ele é apaixonado por ela, eu sou apaixonada por ele), vive no Brooklyn e sua família não tem os recursos que os "eleitos" tem, trazendo na bagagem Jenny sua irmã mais nova, inocente, que sonha com todo o mundo do Upper East Side e Vanessa, amiga dos Humprey que está pouco se lixando para a elite, apesar do jeito que a diferência dos demais não acho ela um dos personagens mais atraentes.


Mas o que liga todos eles?

A Gossip Girl, a blogueira anônima que divulga (com veneno) passo a passo da vida dos "eleitos", o que gera mais intriga, fofocas e disputas e é ela que guia a narrativa da história.

 
 
 

Comentários


bottom of page