Resenha #8 - Por Isso a Gente Acabou
- Camila Rodrigues
- 20 de set. de 2014
- 2 min de leitura
Título original: Why We Broke Up
Autor: Daniel Handler
Editora: Cia.Das Letras
Nº de páginas: 368
Assunto: Romance
Com personagens comuns, mas cheios de histórias e expectativas, você sente como se pudesse encontrar os personagens em qualquer lugar, são simples e humanos demais. O livro contém uma narrativa leve e despretensiosa deixando você saborear cada acontecimento e fazendo você se colocar no lugar dos personagens.

Min Green é uma adolescente do ensino médio, apaixonada por cinema clássico e tem um grupo de amigos bem restrito. O livro é epistolar, ou seja, narrado através de cartas, no caso, um única carta escrita por ela para seu ex-namorado, Ed Slarteron, aqueles tipinhos banais... Lindos, fortes, populares (pausa para o vômito. Sim, criei uma antipatia pelo personagem).
Dias depois do término de um relacionamento, que durou duas semanas e, apesar de pouco foi bastante intenso, Min escreve uma carta, deixada na porta da casa do ex, acompanhada de uma caixa com todos os objetos que significavam algo pra ela durante o relacionamento.
Ela narra a história de cada objeto e do que ele representou, sempre expondo um motivo diferente no final, de o porque o namoro acabou. Narra também desde o dia que se falaram pela primeira vez até o termino.
Handler escreve sobre uma relação improvável e seu termino (até aí é clichê), mas não se deixem enganar, ele expressa tão bem as emoções da protagonista e os acontecimentos, que você se sente parte do livro. É bastante fácil entrar de cabeça na história da personagem e entender tudo o que ela sente.

O livro mostra como é se envolver com outra pessoa e viver as experiências sem medo das consequências. Entretanto, não espere que o livro seja só melodrama e chororó por conta do fim do relacionamento, ele não é, é quase uma comedia trágica. Entre as páginas você vai encontrar ilustrações dos objetos narrados feitas por Maira Kalman, o que faz você se sentir cada vez mais dentro da historia.
A obra é surpreendente, apesar de ser simples e relacionável, mas o modo como ela é contada, os acontecimentos, os diálogos, são muito bem planejados e não passa pela sua cabeça ideia alguma do motivo do término até ele ser exposto. A narrativa é viva de sentimentos. O livro me tocou muito e eu indico, sempre!
“O mundo entrou nos eixos de novo, o sorriso é por isso. Eu te amava e aqui vão as suas coisas, para longe da minha vida onde você deve ficar, o sorriso é por isso. Eu não te amo mais, claro que não, mas ainda tem alguma coisa que eu posso te mostrar. Você sabe que eu quero ser diretora, mas você nunca viu de verdade os filmes da minha cabeça e foi por isso, Ed, que a gente acabou."
Ps: Esse trecho NÃO é SPOILER. Cada capítulo acaba com ela dizendo: “E é por isso que a gente acabou" ou outra frase com o mesmo sentido.
Commentaires